Wiki Tips and advice Brasil - Português

Como fazer difusor de ambiente: veja 6 passos práticos

Se tem coisa mais gostosa do que casa limpa e cheirosa, desconhecemos, não é mesmo? E para deixar o ambiente agradável e perfumado, aprenda como fazer difusor de ambiente e tenha seu próprio aroma.

Atualizado Por Equipe Wiki Tips Português

Como fazer difusor de banheiro

Você quer saber como fazer difusor de ambiente? Então, esse é o conteúdo certo. Para fazer difusor de ambiente caseiro que perfuma e decora sua sala, quarto e até banheiro, basta seguir esse passo a passo simples e liberar sua criatividade!

Você vai precisar de:

  • Água destilada
  • Essência perfumada
  • Álcool
  • Corante de alimentos
  • Recipiente de vidro com tampa
  • Varetinhas de madeira
  • Funil

Do recipiente ao aroma, personalize seu difusor

Cada pessoa é única e reproduz essa personalidade ímpar em sua casa. Da forma de limpar e cuidar do lar, até os detalhes na decoração, parece que nada é igual à nossa casa. E não é mesmo. Até o aroma pode ser 100% do seu jeito.

Com os materiais em mãos, vamos lá!

  1. Higienize o recipiente

    Lave bem o frasco de vidro com sabão e água corrente. Seque e reserve. 

  2. Adeque as varetas

    Já as varetas de madeira podem ser compradas em lojas especializadas em artesanatos, por exemplo. Ou caso queira utilizar palitos de churrasco, basta medi-los de forma que fiquem com três ou quatro dedos de sobra para fora do frasco e cortar as pontas excedentes.

  3. Junte tudo no recipiente

    Com a ajuda do funil, coloque cerca de 100ml do álcool de cereal no vidro limpo. Adicione de 20 a 30 gotas do seu óleo essencial preferido, dependendo do tamanho do ambiente ou da percepção do perfume desejado, quanto mais gotas, mais perceptível ficará. Incorpore a mesma medida que utilizou de álcool de água destilada e uma ou duas gotas de corante, se quiser o aspecto colorido. 

Maturação da mistura é a chave

Após juntar todos os ingredientes, feche o frasco, misture suavemente agitando delicadamente e deixe essa mistura fechadinha de 3 a 7 dias. Esse repouso faz toda a diferença para que os elementos se harmonizem.

Finalização e utilização

Passado o tempo de maturação, destampe e coloque 3 ou 4 varetas de madeira. O líquido será absorvido pela madeira e com a evaporação do líquido no ar, o perfume será espalhado pelo ambiente, trazendo um aroma confortante e eliminando possíveis odores de comida ou na cozinha, fumaça (em caso de fumantes) entre outros.

Decoração

Você também pode estilizar o recipiente antes de montar seu difusor. Caso queira, pinte com spray ou rolinho e tinta própria para vidro, deixe secar por 72 horas e inicie o preparo para o difusor higienizando o frasco. 

Decorar o vidro com fita de tecido, ou sisal, é uma boa. Siga seu estilo e referências para deixar o difusor com a sua cara.

Enquete

Por causa da pandemia, muitas pessoas mudaram seus hábitos de limpeza. Em relação aos alimentos, você higieniza frutas e legumes antes do consumo?

0 votos

Pesquise quais óleos essenciais são indicados para cada ambiente e ocasião e aproveite para ter vários difusores prontinhos para serem utilizados. Combine cheiros com para deixar sua casa sofisticada.

Dúvidas frequentes sobre como fazer difusor de ambiente

Posso reutilizar vidros de itens culinários?

Pode sim. Desde que limpe muito bem o vidro para retirar qualquer tipo de resíduo e cheiros. Se o frasco continha algo gorduroso ou pegajoso, aposte em água quente para começar a limpeza. Após fervido ou escaldado, lave bem com sabão e água corrente e caso necessário passe um pano, ou papel toalha, com álcool para finalizar a esterilização do frasco.

Esse difusor ajuda a disfarçar o cheiro de comida pela casa?

Pode ajudar sim, mas o ideal é que durante o preparo das refeições a casa, principalmente a cozinha, esteja bem arejada. Manter as janelas abertas, liberando a circulação do ar fresco pode impedir que o cheiro forte de alguns alimentos não fiquem retidos nos ambientes. Aposte também em produtos de limpeza perfumados como o CIF Perfumes Harmonizantes.

Qual melhor lugar pra colocar o difusor?

Opte por locais abaixo da linha do nariz, ou seja, não muito altos. Isso ajuda na percepção das pessoas. Outra dica é manter o difusor onde tem circulação de ar, para que o perfume se espalhe com o vento. Evite deixar o vidro próximo a cortinas, lençóis ou passagem de pessoas para que não tenha acidentes derrubando o difusor. Caso você derrube e quebre o seu difusor, não tente reaproveitar o líquido, ele pode ter estilhados muito pequenos de vidro e acabar machucando alguém na hora de manusear o difusor.

Publicado originalmente