Wiki Tips and advice Brasil - Português

Como lavar blusas de lã e outras peças desse material

Saber como lavar roupas de lã é indispensável para que sua peça predileta não acabe encolhendo após a primeira lavagem. Aprenda nesse artigo como lavar blusas de lã e demais itens feitos desse material para que não danifiquem.

Atualizado Por Equipe Wiki Tips Português

Como lavar roupa colorida

Saber como lavar roupa de lã é indispensável para que você não tenha uma surpresa desagradável após a lavagem. Peças de lã podem ser difíceis de manter caso você não saiba bem como cuidar delas.

Apenas uma lavagem usando o ciclo ou temperatura inapropriados pode ser o suficiente para acabar com seu suéter preferido. Neste guia, você vai descobrir como lavar blusas de lã corretamente em cinco passos simples.

Como lavar roupa de lã à mão

Seguindo os passos abaixo, vai ser simples deixar suas peças de lã limpas e conservadas como novas:

  1. Lendo as recomendações da etiqueta.

    Antes de partir para o procedimento de como lavar lã, é preciso ler as recomendações de lavagem na etiqueta da peça – se estiver escrito que ela só pode ser lavada a seco, não arrisque lavando-a à mão, pois a água pode danificar o tecido. Neste caso, leve a roupa a uma lavanderia especializada. 

  2. Iniciando a lavagem.

    Caso as recomendações da etiqueta assinalem apenas a lavagem manual, encha uma bacia com água e adicione a dose recomendada de sabão indicada no rótulo do produto. Mergulhe a peça na água e deixe de molho por alguns minutos. Agite-a e esfregue suavemente com as mãos, dando atenção especial às áreas que mais precisam ser limpas (os punhos e embaixo dos braços, por exemplo).

  3. Cuidados no enxágue.

    Esvazie a bacia ou tanque, e encha-o de novo com água limpa. Enxágue a roupa de lã até todos os resquícios de sabão serem removidos. Mas cuidado: não estique, torça ou aperte com muita força para não deformar.

  4. Removendo o excesso de água.

    Enrole a peça com uma tolha de banho limpa, e preferencialmente branca, para absorver o máximo de água possível.

  5. Cuidados na secagem das peças.

    Após lavar roupa de lã, deixe sua blusa ou outro item secar naturalmente na horizontal para que ele mantenha a forma original. No caso de blusas, deixe os braços sempre esticados. Nunca seque a peça na máquina de secar para que ela não encolha.

É importante lembrar que peças de lã diferentes podem requerer tipos de tratamento e lavagem distintos, por isso é muito importante seguir as instruções descritas na etiqueta de cada item.

Enquete

Na hora de escolher um amaciante de roupas, qual o principal diferencial que você busca?

0 votos

Lavar roupa de lã na máquina

Se você prefere lavar roupa de lã com um pouco mais de cuidado, a lavagem à mão é recomendada. Entretanto, se optar por usar a máquina de lavar, alguns cuidados são necessários para evitar danos ao seu casaco ou blusa de lã:

  • Lembre-se de sempre utilizar o ciclo específico para peças delicadas, e uma temperatura baixa em tarefas como lavar blusas de lã.

  • Prefira um sabão específico para tecidos delicados como o , que além de preservar a cor e a beleza das peças, possui uma fórmula dermatologicamente testada que não agride a pele.

  • Leia as instruções na etiqueta da peça antes de iniciar a lavagem.

Já aprendeu como lavar blusas de lã e quer saber mais sobre esse assunto? Confira mais dicas para lavar roupas delicadas à mão e na máquina e também como lavar jaquetas corta vento sem danificar as peças.

Dúvidas frequentes sobre como lavar blusas de lã

Como lavar blusas de lã?

Em um balde coloque água e sabão e deixe a blusa de molho por uns minutos. Depois lave esfregando delicadamente, esfregando mais as áreas mais sujas, como punho e embaixo do braço. Enxágue e deixe secar. Durante o processo não esfregue com força e não torça ou estique a roupa.

Tutorial de como lavar blusa de lã na máquina?

Verifique primeiro na etiqueta se é permitido o uso de máquina de lavar. Se puder, coloque a blusa de lã dentro de um saco de lavagem para proteger a peça, ligue no ciclo de roupas delicadas e use um sabão de boa qualidade.

Alguma dica de como lavar blusas de lã?

Se na etiqueta constar que pode lavar na máquina, basta colocar no ciclo de peças delicadas, utilizando um saco de lavagem para proteção. Se não, lave manualmente com delicadeza, não estique, torça ou esfregue muito forte para não danificar a peça.

Publicado originalmente