Wiki Tips and advice Brasil - Português

Aprenda as melhores dicas para fazer polimento de carros em casa

Lavar, higienizar, encerar e polir. Cada forma de manutenção do seu carro tem suas particularidades e aqui no Wiki Tips Português você tem a orientação mais correta para fazer polimento de carros em casa e deixá-los brilhando.

Atualizado Por Equipe Wiki Tips Português

Mão com luva tira de cera da lataria do carro

Quer saber informações sobre o polimento de carros e se é possível aprender como polir carro em casa sem ter que ir a uma loja especializada gastando uma fortuna? Corretíssimo. No entanto, te convidamos a entender a importância de todo o processo. Você vai descobrir que nem sempre polir o carro é o mais indicado no primeiro momento. Lavar, encerar, polir, tirar arranhões e fazer a higienização de veículos é um caminho natural para o dono do carro que quer ver sua preciosidade brilhando e fazendo sucesso por onde anda. Para isso, vamos te ensinar o passo a passo correto.

É claro que polir o carro é um importante passo na manutenção do seu veículo. Mas não adianta aprender como polir carro se não estiver atento às técnicas presentes nas outras formas de manutenção do veículo. Com uma lavagem e higienização perfeitas, você deixa o seu veículo preparado para receber aquele toque especial ao encerar o carro. O polimento repara alguns danos na pintura que se desgasta por causa do sol, chuva, poeira, e alguns arranhões. Você conserva seu veículo e agrega valor a ele.

Como polir carro, lavar e encerar seu veículo gastando pouco

Apesar de sabermos que a ordem natural é uma lavagem e higienização do veículo anterior à cera ou ao polimento, vamos começar com as dicas do polimento. E antes que você se pergunte, sim, um bom polimento tira arranhões de carros, até certo ponto, é claro. Depende da profundidade dos arranhões. Vale repetir: é bom que o carro esteja lavado e seco antes de começarmos o polimento. Veja o passo a passo e depois siga nossas dicas de lavagem, de higienização, de como encerar o carro e fique por dentro de tudo. Aprenda como polir e encerar carros, vamos nessa:

Você vai precisar de:

  • Panos de microfibra
  • Politriz (se tiver)
  • Boinas de polimento
  • Borrifador
  • Aspirador de pó
  • Esponja aplicadora de cera ou estopa
  • Água
  • Álcool isopropílico
  • Massa para polimento
  • Polidor composto
  • Polidor para metais
  • Polidor para plásticos

Como polir carro em casa

Antes de começar, saiba que não é fácil polir um veículo. Se tiver dúvidas sobre sua habilidade, confie em um especialista. Muitas vezes seu carro precisa apenas de uma boa lavagem, de uma ótima higienização e de uma cera de qualidade. Por isso, indicamos que tente esses passos anteriormente. Só tente polir o seu veículo se for realmente necessário. No entanto, se for mesmo esse o seu desejo, fique atento:

  1. Lave e limpe bem o carro

    Antes de polir a sua preciosidade, certifique-se de que ele está bem lavado e bem seco. As dicas para lavar você encontra ainda neste artigo.

    Se tem uma dica preciosa é esta: prefira fazer todo o serviço em uma área sombreada, como uma garagem aberta, por exemplo.

  2. Seque e limpe

    Confira também se ele está bem seco. Para isso, um pano de microfibra é a melhor opção. Ele não deixa pelinhos na lataria e não vai riscar o seu veículo se você prestar atenção no processo de lavagem e retirar toda a sujeira.

    Se um pano de microfibra é usado para limpar lentes de óculos e até lentes de câmeras profissionais, para quê inventar o uso de um pano velho?

  3. Leia as instruções do fabricante

    Antes de começar o processo, seja prudente: leia as instruções do fabricante da massa de polimento e da politriz. Isso faz com que você não use mais material do que precisa, não manche seu carro ou tenha dificuldades para retirar o excesso de produto.

  4. Aplique a massa de polimento

    Com movimentos circulares, aplique a massa de polimento em uma área pequena, apenas sobre a parte que vai polir na sequência. Não cubra todo o veículo para polir o carro todo posteriormente. Seja sensato: a área do carro é muito grande e você tem mais controle do resultado do seu trabalho se fizer por pequenas partes.

    Assim, você pode dividir o carro: capô frontal; paralamas direito e paralamas esquerdo; porta-malas e teto; porta do motorista e passageiro esquerdo, porta da frente e traseira dos passageiros do lado direito. Em cada uma dessas partes faça todo o processo de aplicar a massa e polir por partes de cerca de 60 cm quadrados.

    Muito cuidado com o fio da politriz enquanto estiver usando-a para não haver perigo de acidentes. Não deixe seu fio solto, se possível, coloque-o por cima do ombro.

  5. Utilize toda a área da boina de polimento

    Usando uma rotação recomendada pelo fabricante ou ainda menor, utilize toda a área da boina encostada no veículo e não pressione a politriz para não deixar manchas de polimento desiguais. Caso a boina se suje muito durante o processo, troque-a ou lave-a com produtos indicados para isso. Ela tem que estar em excelente estado para não manchar o seu carro.

  6. Para polir farol e partes de plástico não use a cera própria para metais

    Se tiver um ímã, descubra se há partes de plástico no veículo. Hoje, muitos para-lamas são de plástico e pintados na cor do veículo, o que nos confunde. Um ímã ajuda a certificar se é uma peça de plástico em vez de uma peça de metal. A cera própria para metais não pode ser usada em uma peça revestida. Isso pode causar problemas com seu revestimento.

    Você pode polir os faróis e peças de plástico com polidores específicos para este fim. Proteja o metal de seu carro quando for polir os plásticos para não danificar a pintura.

  7. Faça uma solução para tirar o excesso do produto e finalizar o trabalho

    Com a mesma quantidade de água e álcool isopropílico, faça uma solução que deverá ser borrifada no carro depois de todo o processo de polimento.

  8. Finalize com um pano de microfibra

    Seque a água e álcool isopropílico borrifados, tomando cuidado para retirar qualquer excesso que ainda pode existir de massa de polimento em seu veículo.

Vá conferindo, durante todo o processo, se seu polimento está ficando bem feito, já que você deve fazer todo o trabalho passo a passo em pequenas áreas. Em muitos casos, um bom polimento tira riscos profundos do veículo, a não ser que as camadas mais internas da pintura foram danificadas com o arranhão. Para manter a superfície do veículo sem arranhões e com esse brilho incrível que você consegue depois do polimento, lave-o sempre com produtos específicos para carros e utilize a cera com regularidade. Ela ajuda na proteção do seu veículo.

Como lavar carro em casa

Depois de aprender dicas de como polir carro em casa, observe o primeiro passo do processo, que é como limpar e como higienizar o carro. Atenção para não desperdiçar água.

  1. Primeiro aspire o interior do veículo

    Retire todos os tapetes, bata cada um deles e coloque-os no sol. Use um bom aspirador de pó para recolher toda sujeira encontrada no piso e nos cantos, debaixo dos assentos dianteiros e nas reentrâncias dos bancos. Há carros com cantinhos porta-trecos que servem para colocar moedas ou pequenos objetos: eles são bons também para acumular sujeira. Se você tem crianças, aproveite para se despedir das migalhas dos biscoitos que seus filhos acabam por deixar no banco de trás.

  2. Agora, dê um brilho onde acumula poeira e gordura

    Borrife uma solução de água e um pouco de detergente neutro em um pano de microfibra para a limpeza completa de painel, volante, marcha, puxadores e parte interna das portas. Se quiser, use um polidor de painel como segunda etapa desse processo.

    Aconselhamos ter sempre um pacote da linha CIF de lenços umedecidos: higienizador + álcool wipes para facilitar a manutenção dos painéis, puxadores, onde sempre tocamos com a mão engordurada. É um hábito higiênico bem prático e rápido.

  3. Economize água: o planeta agradece

    Com os vidros fechados, use um balde de água em vez de usar uma mangueira ligada. Isso economiza água e o resultado é o mesmo. Sempre molhe o carro de cima para baixo para a água que escorrer ajudar a levar a sujeira para baixo. Comece com o teto e vá descendo. Pneus e rodas, mais sujos, devem ser os últimos a serem lavados.

    Prefira lavar o carro em área sombreada. Evita manchas e protege sua pintura.

  4. Use solução específica para lavagem automotiva

    Há quem goste de usar como pano as fraldas de bebê, que são macias. Nós indicamos os panos de microfibra que ajudam a não arranhar o seu carro e nem deixar pelinhos na lataria ou vidro. Detergente automotivo (de preferência de cor neutra) e água no balde são uma solução perfeita para o serviço, porque evitam manchas na pintura do carro.

  5. Troque a água do balde

    Na medida que a água do balde se tornar turva, vá trocando por água limpa com mais detergente automotivo na proporção que manda o fabricante. Vá espalhando a água com sabão por todo o veículo da mesma forma que o molhou com o pano de microfibra e água: de cima para baixo, começando no teto e finalizando nos pneus e rodas.

  6. Dê um trato

    Com uma escova resistente tome cuidado para não riscar as rodas, mas escove bem o pneu e as rodas para que óleos, graxas e sujeira asfáltica sejam eliminadas completamente.

  7. Enxágue e seque

    Troque toda a água do balde, colocando água limpa. Com o pano de microfibra limpo volte a molhá-lo até eliminar todo o sabão de cima para baixo. Depois não deixe de secá-lo bem, torcendo o pano toda vez que estiver muito umedecido.

Se precisar economizar tempo, uma mangueira de alta pressão ajuda na hora de molhá-lo e na hora de tirar o sabão. Não deixe o veículo secar naturalmente, ou vai enchê-lo de manchas na pintura. O pano de microfibra é o ideal para te ajudar nisso.

Enquete

Qual produto você costuma usar para limpar a grelha da churrasqueira?

0 votos

A importância da higienização de veículos

Provavelmente você lava, encera e faz polimento no seu carro por motivos estéticos. Mas é importante saber que existem diversos motivos para deixar ele limpo por dentro e por fora, com bom aspecto e bem cuidado. E isso começa com o valor de mercado. Limpeza e cuidados podem ser trocados por mais dinheiro na hora de revendê-lo.

No entanto, o principal nem é este fantástico benefício. Limpeza e asseio se traduzem em segurança para você e sua família. Pode parecer um exagero, mas um farol sujo e vidros sujos podem significar segurança devida para quem você mais ama em uma noite de chuva com neblina. A visibilidade que se tem é fator primordial de segurança nessas condições.

Além disso, odores desagradáveis não representam apenas um incômodo dentro do veículo. Podem significar que há problemas com bactérias, ácaros ou outros organismos nocivos à sua saúde. Assim, além de sempre cuidar dos filtros do ar-condicionado, você precisa manter seu estofado e tapetes do carro higienizados e limpos.

Como encerar carros

As pessoas se perguntam constantemente se o polimento tira arranhões de carros. Mas saiba que até uma boa cera é capaz de minimizar arranhões do seu veículo, sobretudo se eles forem superficiais. Por isso, antes de fazer o passo a passo número um deste artigo, sugerimos lavar, secar e encerar primeiro o veículo. Isso pode resolver boa parte do que você necessita.

  • As ceras de antigamente exigiam muito esforço, eram de difícil aplicação e precisavam de músculos fortes para resolver o problema. Além de demorar uma eternidade. Hoje é possível tirar arranhões do carro facilmente.

  • Fique atento: leia a embalagem de todos os produtos que for utilizar para este fim. Confira o que diz o fabricante sobre o produto que você está escolhendo para usar em seu veículo. Cuidado com produtos abrasivos. Certifique-se de usar o produto certo no lugar certo.

  • Ceras cristalizadoras incolores e neutras têm mais chance de não causar problemas em seu carro. Carros pretos, por exemplo, exigem cuidados especiais e ceras específicas. Ceras spray são uma boa opção se você tem pouco tempo para o serviço e quer seu carro protegido e brilhando.

  • Mas não há mistério, depois de ler as instruções na embalagem, proceda da mesma forma que no polimento: não encere o carro todo para depois tirar toda a cera. Você corre o risco de deixar cera para trás. Faça por pequenas partes, dividindo o carro em partes e fazendo o trabalho cuidadosamente, parte a parte.

  • Não use a mesma esponja aplicadora ou estopa para espalhar a cera e retirá-la. Sempre utilize uma estopa limpa, algodão ou pano de microfibra para remover os excessos depois de encerar. Preferimos retirar todo excesso de cera com pano de microfibra. E todos os movimentos para aplicação e retirada da cera são circulares.

Não deixe de trocar o pano de microfibra, estopa ou algodão toda vez que houver excesso de cera quando estiver fazendo o trabalho de retirada da cera. Isso é importante. Tenha paciência e capriche!

Perguntas frequentes sobre como polir carros

Qual a melhor maneira de polir carros para tirar riscos?

Sempre com massa de polimento e politriz específicas para o veículo. Observando o que diz na embalagem do produto e a rotação indicada pelo fabricante, e nunca inclinando a politriz durante o polimento.

É possível fazer um polimento caseiro?

Sim, acima você tem dicas preciosas de como fazer o polimento caseiro. No entanto, não deixe de procurar um especialista se estiver inseguro e com medo de manchar o veículo e sua pintura. O ideal é fazer isso as primeiras vezes com quem já domina a técnica para não se decepcionar com o seu trabalho e nem causar avarias na lataria do seu veículo.

Existe diferença de polimento e cristalização?

A diferença básica é que enquanto o polimento tira arranhões de carros, removendo uma finíssima camada da pintura mais externa do seu carro, igualando onde há manchas e onde não há, a cristalização adiciona uma camada de proteção à pintura. Existem ceras líquidas que prometem encerar e cristalizar e têm tecnologia para isso. Além de fácil aplicação o resultado é muito satisfatório.

Publicado originalmente